
Currahee II
Currahee II – Crise na Ucrânia
23 de Fevereiro de 2014, em plena revolução Ucraniana que conseguiu por em fuga o presidente Viktor Yanukovych, a aproximação à União Europeia não bem vista por muitos. Os moradores da metade sul da Ucrânia opuseram-se aos eventos em Kiev e reivindicam a integração na Rússia.
A 28 de fevereiro, grupos armados pró-russos conquistaram dois aeroportos na Crimeia. O governo Ucraniano categoriza-o como um “acto de invasão russa”, o que Moscovo nega categoricamente.
A 1 de março, o parlamento russo concedeu ao presidente Vladimir Putin a autoridade para usar a força militar na Ucrânia. Os Estados Unidos e seus aliados condenaram uma intervenção Russa na Crimeia, incentivando a Rússia a retirar-se.
O ocidente não fica a assistir e envia para o terreno vários “observadores da OSCE”, com objectivos secretos. Consegue a libertação de Yulia Tymoshenko, que anunciou a intenção de preparar um referendo para a adesão da Ucrânia à NATO.
Múltiplos interesses estão na mesa, desde recursos naturais ao elevado valor estratégico da Crimeia. Múltiplas potências agem na sombra por um objectivo mais negro…
Mais informações e bilhetes em http://eventos.paintugal.com